09 agosto 2009

Tunísia

Há dezassete anos, nestes primeiros dias de Agosto, estava eu na Tunísia.
Aquela que foi uma das viagens mais divertidas que já fiz, começou por ser “uma seca”: horas de espera logo à partida, na Portela, fizeram com que a companhia aérea tivesse de nos servir o almoço num restaurante do aeroporto.

O primeiro dia do percurso que nos levaria do Norte ao Sul do país fez-se com diversas paragens no sentido de tentar consertar o ar condicionado de um dos autocarros. Cada saída era saudada por um calor poeirento e de cheiro duvidoso, cada regresso ao transporte era de levar as mãos à cabeça, com aqueles acordes monótonos das músicas árabes que éramos forçados a ouvir, lamúrias que se arrastavam, iguais umas às outras, num de perder a paciência.

O nosso grupo, tudo gente positiva (claro!) e apreciadora de viagens, já apregoava que a Tunísia era para esquecer. Aquilo é que foi uma travessia do deserto!
Mas, uma vez chegados a Tozeur, ficámos instalados num hotel recém-inaugurado. Mandámos o calor às ortigas, mergulhando de imediatro numa piscina fabulosa no meio do deserto, com um oásis ali, por trás de nós, a posar para a fotografia, e deixámo-nos seduzir por este país de temperaturas elevadas, costumes árabes e colorido fabuloso, contrastando com a aridez das areias.Foram dias de gargalhadas, banhos constantes de duche e de piscina, assim como no deserto de sal. O azul das águas da ilha de Djerba, o calor que nos subiu à cabeça e não nos deixava dizer coisa com coisa, as músicas tradicionais portuguesas cantadas a quarenta e tal vozes, a substituir aquelas lengalengas árabes. Portuguses infiltrados no ambiente dos berberes e dos trogloditas, ficámos com matéria para recordar para sempre. E com saudades, muitas saudades...




9 comentários:

São disse...

Ainda continuas bonita? Certamente que sim!

Sabes que tenciono ir à Tunísia ainda este ano?

Só discordo de uma coisa: aprecio música árabe, talvez porque adore flamenco.

E obrigada pelos loucos...

Uma feliz semana, linda!

Chousa da Alcandra disse...

Fermosa escrita e ben relatada viaxe. Gostei

Apertas dende a Galiza

Maria disse...

Deserto... areia... um dia conto-te a minha aventura no Sahara...
Gosto do Norte de África. Das cores e dos cheiros. Até da música...
:)))

Beijinhos

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, belas fotos e palavras de viagem espectacular....
Beijos

Pena disse...

Doce e Sensível Amiga:
Tem uma escrita poderosa que fascina.
Encantadora e admirável, o que descreve de forma cativante.
A Tunísia deve ser um "mar" de sonhos de deliciar.
Deve ser um País inesquecível.
Belas recordações existentes em si.
Com respeito e estima...
Beijinhos amigos.
Sempre a admirá-la e a ler atentamente o que expressa.

pena

É Linda, fantástica amiga!
Bem-Haja, pela sua amabilidade e simpatia. OBRIGADO.

A OUTRA disse...

Para conhecer temos de fazer sacrifícios. Para conhecer profundamente seja o que for temos de descer até aos que lá vivem e saber como vivem para poder dizer é assim... ou assim...
É por isso que eu, embora viage pouco quando estive em férias gosttei de fazer passeios a pé, por entre os vales solitários, almoçar nas tascas dos pescadores e ouvir as suas histórias que não mais têm fim.
A Túnisia deve ser uma mistura de tudo um pouco mas quem andou por esses lugares deve ter mais riqueza interior do que aqueles que lá não foram, e biajar é conhecer, não é?
Boa semana
Bj
Maria

Elvira Carvalho disse...

Tenho ouvido boas referências da Tunísia. Nunca viajei para fora do País, excepção feita a África, e aqui aos nossos vizinhos. Pronto a Tunísia é África eu sei, mas eu andei por Angola, Moçambique,África do Sul(apenas Cidade do Cabo) e Congo
(apenas Kinshasa e Brazzaville). Cá para cima não conheço nem Marrocos.
Um abraço e tudo de bom

Maria disse...

Não... não é nostalgia. É pena de ver Sintra tão degradada, embora tentem uma certa recuperação de casas que hoje até, muitas delas, os herdeiros já deaspareceram.
Bj
Maria

Sofá Amarelo disse...

Boas recordações. Se eu visitasse um país árabe seria com certeza a Tunísia.

Muitos beijinhos!!!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin