07 junho 2007

A filha, de uns quatro-cinco anos, para a mãe:
- Gosto destes sapatos. Deixa ver se salto bem com eles.
Ensaia uns pulinhos dentro da sapataria e admite:
- Oh, não consigo saltar muito, à mesma...
A mãe, dos seus trinta e muitos (se calhar menos, mas aparentando estes), anda como quem se arrasta, ao mesmo tempo que lança "facas" à miúda:
- Pois, se não comesses tanto talvez conseguisses saltar mais, não é filha? Só comes, só comes...

Será que na hora de assumir realmente o papel de mãe esta senhora "bloqueou"? Será que, apresentando ela própria uma redondez exagerada, se lembrará da sopa e da fruta, ou só dos fritos e da fast food? Os vegetais não serão substituidos naquela casa pelas guloseimas? E pertencerão ao número exorbitante de famílias que trocam um passeio ao parque ou à beira-mar por tardes repetidas em frente ao televisor?
Ainda eu às vezes penso se não poderia ser uma melhor mãe...!
Um conselho a esta senhora (e a outras como ela): a "profissão" mais exigente, e também a mais compensadora, é a de mãe. Tire uns minutinhos por dia para "pensar pela cabeça dos seus filhos", que é como quem diz: encarar as situações pelo prisma deles. Tente desmistificar tabús, desmascarar medos, desfazer mal-entendidos, explicar as coisas de forma simples, incutir auto-confiança, ajudá-los numa tarefa, demonstrar-lhes como se resolve determinado problema, brinque um bocadinho, leia uma história (ou invente-a), incuta-lhes gostos, nomeadamente pelas actividades ao ar livre, e sentido crítico. Cuide da saúde deles e, sobretudo, demonstre-lhes até à exaustão que gostará sempre deles, mais ou menos saltitões, mais ou menos isto ou aquilo.
Não que eu seja a melhor mãe do mundo, mas há coisas simples que não exigem grandes conhecimentos de psicologia e que podem melhorar substancialmente o futuro dos nossos miúdos.

2 comentários:

SOBE E DESCE disse...

Até que enfim a vejo a.filoxera estava a estranhar uma ausência tão grande!
Bj
Sobe e desce

Unknown disse...

Infelizmente, é o que cada vez mais temos no nosso país - Pais obesos a criar filhos obesos !...:(

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin