11 outubro 2009

Excerto #3


(fotograma que fiz a partir de um filme do meu tio)

A luz do dia testemunhava poucas novidades, apenas um ou outro empreendimento menos costumeiro, como quando Alberto se dispôs, com mais quatro nativos, a fazer uma viagem fluvial no Luachimo. Estava-se no dia quatro de Julho de 1951. Uma boa canoa de alumínio, pesando cerca de vinte e sete quilos, seria o meio utilizado para percorrer os caudalosos onze quilómetros e meio.
Ainda antes de percorrido o primeiro quilómetro, um aborígene alertou:
- Jacaré!
Bem próximo da superfície aquática em que a canoa deslizava, o animal quedava-se, quieto.
Rigorosa disciplina se impôs, desde logo, a bordo, para que a embarcação singrasse sem oscilações passíveis de fazê-la voltar-se. Não vendo hipótese de deitar o dente a um lauto almoço, o animal submergiu e, a uma velocidade admirável, tratou de virar costas aos homens. Outro surgiria depois, mas a sorte ditaria movimentos semelhantes, para gáudio dos homens.
O susto maior estava ainda para vir.
Decorridas mais umas centenas de metros, eis que surgia, a uns quatro metros da canoa, a cabeça de um hipopótamo, sob rápidos movimentos da água.
Pânico, mas ordem. Uma remada forte, com barulho que chegue para assustar o paquiderme, e este acaba por sumir, também ele, na água.
A sorte não os abandonara: se, em vez de se encontrarem próximos do hipopótamo, estivessem por cima do ponto onde este se encontrava, voltar-lhes-ia a canoa, dando ao crocodilo a oportunidade de lhes fazer a mortalha.
Ao longo do percurso, ainda passariam perto de outro jacaré e seriam acompanhados por mais um cavalo da água, que apenas desistiria da perseguição quando distinguiu os homens já em terra.
Dias depois, e ao tentar abater outro hipopótamo, o prospector dava-se conta de que a arma não picava bem as balas.

17 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

Mais uma página. Visualizam-se bem as cenas! Parece que fazemos parte do grupo. Em cada linha esse cheiro a África...
O susto do prospector (presumo), quando descobriu que a arma não picava bem as balas...
Continue. O livro há-de brotar!
;):)
Um beijo e bom Domingo

gaivota disse...

luanda, debruçada sobre o mar....onde as ondas uma a uma....
o cheiro de áfrica e o tanto que há para fazer, há tanto tempo...
beijinhos

FERNANDINHA & POEMAS disse...

OLÁ QUERIDA AMIGA, UM BELO DOMINGO... TE DESEJO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO...
FERNANDINHA

Elvira Carvalho disse...

Mais um excelente relato de uma aventura de outrora e de outras paragens.
Um abraço

FOTOS-SUSY disse...

OLA FILOXERA, MARAVILHOSA POSTAGEM...ADOREI!!!
VOTOS DE UM EXCELENTE DOMINGO...
BEIJOS DE AMIZADE,



SUSY

Braulio Pereira disse...

Angola terra querida,
passei lá lindos
anos da minha
vida.


adorei vir aqui

recordar

é viver..

bom domingo


beijo....

O QUATORZE disse...

Olá. Boa noite
Momentos de vida arrepiantes que aquando com finais felizes é bonito recordar, por quem os passou ou por quem os ouviu contar.
Pura beleza.
Bjs de amizade
LUIS 14

gaivota disse...

(imagina que algum "colega" foi lá e deixou luzes acesas... nem dizem que lá vão mostrar ou que há possiveis interessados... felizmente os vizinhos são gente bem e avisaram...
vou mudar a placa... logo se vê!)
mas voltei com este calor quase africano, e a apetecer-me uma moamba....................
ou uma cachupa de cabo verde!
e quero eu perder peso! lolololololol
boa semana
beijinhos

Chousa da Alcandra disse...

Eu case concordaba co dito polo comentarista "Anónimo" que deixou a sua escrita xusto enriba de Gaivota...
En calquera caso, vou matizar que me gustou, e mesmo me atemorizou un chisco, o relato.

Beijos dende a canoa vital coa que me movo no medio dos cocodrilos, hipopótamos e outra fauna. ;-)

Carla disse...

Gostei da imagem, gostgei do texto...conseguiste transportar-me até África, até ao mais fundo de mim
beijos e boa semana
obrigada

Si disse...

Estou em pulgas para conhecer o todo e não apenas o excerto, concretizando a paixão platónica que tenho por África, onde nunca fui....

BlueVelvet disse...

Um dia este livro ainda vê a luz das livrarias:)
Beijinhos

Anónimo disse...

senti-me passageiro dessa viagem. Mais palavras para quê?

Sofá Amarelo disse...

Voltaram as histórias que tu tão bem sabes escrever... parabéns... muitos beijinhos!!!

Braulio Pereira disse...

gostei da sua visita..

e do seu comentario..

adoro muito esta cançao..

os seu texto me trannsmite paz.


feliz semana..

ANTONIO SARAMAGO disse...

Desanove dias antes do meu Nascimento e ao fim de 20 anos também fui conhecer as Maravilhas e Amarguras de ÁFRICA!!!

Oliver Pickwick disse...

Adoraria participar de uma aventura dessas. Lugar exótico, rio caudaloso, nativos, e, especialmente, jacarés e hipopótamos a espreita.
Um beijo!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin