12 maio 2007

Descubra as semelhanças

Qual a semelhança entre um criminoso, condenado a oito anos de prisão, que sai ao fim de ter cumprido quatro, e uma mulher que nunca teve questões com a justiça, toda a sua vida adulta estudou e/ou trabalhou e, subitamente, se vê no desemprego?
Está fácil de ver: ambos se encontram em liberdade condicional.
Se, a partir do momento em que o ex-condenado sai da cadeia, passa a estar sob vigilância das autoridades, às quais tem de se apresentar de x em x tempo, também a desempregado deve apresentar-se no centro de emprego a cada quinze dias, só porque alguém se lembrou de que assim tem de ser, para que não perca o direito ao subsídio de desemprego. O pior é que não são só estas as apresentações obrigatórias: há ainda que comparecer quando se é chamado para uma qualquer sessão de esclarecimento que alguém convoca, se calhar só para "mostrar serviço". Não é permitido à pessoa desempregada acordar um dia ou uma hora mais conveniente. Não: terá de ir no horário decretado pelo centro de emprego. A falta de comparência é penalizada; tem de ser justificada. Obviamente, se a pessoa estiver doente é perfeitamente aceite a justificação.
Mas e para qualquer outra situação, a pessoa, além de ter perdido o seu emprego, tem de passar a estar manietada? Não vêem que, com estas imposições peregrinas estão a limitar a liberdade de quem se encontra nesta situação?
Qualquer cidadão tem a legitimidade de ter programada uma iniciativa escolar dos filhos, uma deslocação ou viagem, uma entrega de mobília, um programa combinado com alguém que lhe é importante, um compromisso com alguém que nem sequer se conhece e que ficou de ajudar com um qualquer favor?
Será que a vida de uma desempregada é passível de ser "atrasada" como se agora ela não fosse mais dona dela?

1 comentário:

Anónimo disse...

Quantos milhões de prisioneiros existem hoje no mundo?
Vai continuar a aumentar...
Daqui a pouco será colocada a pulseira electrónica acredite. Alguém perdeu a cabeça mas... eu não fui.
Ninguém acreditava!...
Da

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin