20 abril 2015

III Etapa do Circuito Regional de Surf (do Desporto Escolar)


Nem só de desporto vivem os campeonatos de surf.
Ali, respira-se maresia e cidadania. Jovens de diversos locais convergem para as ondas, levando consigo uma equipa de professores, encarregados de educação, família, animais.
O ambiente promove tanto o espírito de competição como a consciencialização ecológica. São constantes os apelos da organização aos atletas, para que deixem o areal mais limpo que à chegada. Estimula-se o seu espírito crítico e responsabilidade ao fazê-los avaliar o desempenho dos outros competidores.
O meu filho ainda continua a perguntar-me se não é “uma seca” para mim, estar presente durante estas provas. Sobretudo quando o vento frio nos chicoteia e fere os ouvidos. É claro que não. Estar tão pertinho do mar, apreciar a sã convivência entre desportistas que não se conhecem, ou dos que se vão conhecendo, vê-los jogar raquetas ou à bola, dar uns toques de volley com cães saltitando em seu redor, sentir a harmonia entre famílias e escolas é tudo o que eu gostaria que mais encarregados de educação pudessem viver. Sentir o quanto estes professores acarinham os seus alunos, o quanto se empenham por eles.
O meu filho foi até às meias-finais de skimboard e eu não vou ao ponto de dizer que a classificação não tem importância. Tem. Mas sou sincera. E o que se aprende num dia de competição num torneio destes ultrapassa o mensurável.
Só lamento a falta de condições com que os professores se debateram nesta que pretende uma localidade do surf: a Costa da Caparica. Que raio de país deixa os seus atletas e professores dormir no chão duma escola durante um torneio a ainda fazer grande publicidade em torno de um campeonato? Admite-se que não esteja uma equipa de primeiros-socorros sempre presente e alerta, como aconteceu em S. Pedro e em Peniche?
Desta etapa do circuito de surf, resta a convicção de que o cansaço de quem corre por gosto é muito mais saboroso. Todos estes alunos e professores estão de parabéns. A sociedade bem podia aprender com estes desportistas as regras de convívio, respeito, responsabilidade e entre-ajuda.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin