25 abril 2007

A Liberdade

Abril é o mês da liberdade. O mês que sempre associarei ao meu pai. O mundo ganhou, num Abril distante, um dos seres humanos mais críticos que por cá passaram e perdeu, também neste mês, sessenta e nove anos depois, um auto-didacta coerente, determinado e carismático, cuja maior preocupação foi transmitir-me valores importantes.
Este blogue nasceu agora, no dia 25 de Abril, porque a data me inspira e me liga àquele que pretendo, de certa forma, homenagear hoje: o meu pai.
Ouço a "Grândola vila morena" e emociono-me. Neste momento, um turbilhão de recordações traz-mo de volta e ele sugere-me como hei-de dar ao meu filho uma ideia do que foi o 25 de Abril.
Desde a minha infância que a palvra "liberdade" tem, para mim, um sentido tão emotivo quanto político, já que o meu pai me incutiu a liberdade não só como forma de viver, mas também como um direito que se conquista como indivíduo e se defende enquanto povo que por ela teve de lutar.
Para os meus filhos, terá o valor que eles lhe conferirem ao longo das suas vidas. Mas cedo começarei a explicar-lhes, de forma simples e clara, o que é ser livre e que o dia de hoje celebra a liberdade. Sem entrar na esfera política, que só compreenderão quando a idade for um pouco mais madura. Mas associando-lhe um cravo vermelho.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do seu perfil é maravilhoso.
Vim dar uma olhadela e não resisti!...

Unknown disse...

Só tu, miúda, pra me fazeres rir!...Esse teu perfil...
Ainda estás aí p'ras curvas !...

Anónimo disse...

olá prima,
apenas para te felicitar pelo blog e me associar à homenagem que prestas ao teu pai, meu tio preferido. Percebo a importância do 25/4 para ti, se bem que para mim não tão apaixonada, mas considero a data muito feliz para te iniciares nas blogagens. Um beijo para ti daqueles bons.

Filoxera disse...

À Maria José: eu estou cá para as curvas. Mas será que elas estão cá para mim?

Filoxera disse...

Ao Pedro: Sei que percebes. Sabes os equilíbrios em que fui criada, entre comunismo e social-democracia, ateísmo e catolicismo, no que se refere às minhas influências por parte do meu pai e da tua mãe, e entre reserva e convívio, comedimento e expressividade, no quee toca aos meus pais.
Beijo para ti tb.

Victor Nogueira disse...

Viva
Bom dia para começar. Aqueles foram dos dias mais felizes da minha vida. E pasmo como este homem de plástico que nos desgoverna em dois anos conseguiu deitar abaixo o que «nos» levou décadas a conquistar e quem neles vota não conseguiu preservar.
Bjo
VM

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin