07 agosto 2016

Férias


Tudo começou com uma tempestade encenada. Muita gente, o madeirame do palco tonitroante, num azul inquieto. A história parecendo realidade. O teatro que me entrou no sangue numa disciplina dos tempos de liceu.
Depois, o improviso levou-nos por estradas onde o Sol parecia derreter qualquer tipo de vida. Árvores prometendo sombras que logo o avançar da viagem dissipava. Vilas sucedendo-se num desfile de vaidades justificadas. O adivinhar de tanto que está por descobrir, num país que tem diversidade paisagística na razão inversa da sua dimensão reduzida.
O deslumbre pintado de verde e esculpido em xisto. A realidade imitando os cenários.
Um reencontro onde a conversa tenta condensar o que a distância ocultou. Vilas históricas onde nos imaginamos medievais, sentimos outros tempos sob a pele, reacendendo memórias que não vivemos, batalhas que outros travaram para hoje sejamos o que somos.
O cansaço acumulando-se, a sede acompanhada das chamas que, bem próximas, consumiam o arvoredo da montanha sagrada. Ali, o combate era outro; a paisagem trocara o belo pelo inferno. Que a vida também tem disto: a devastação no mais lindo quadro. O lamento em dias de harmonia extrema.
De quilómetros e de belezas se fazem os momentos que sobrepõem as nossas vidas. Consolidamos afecto e memórias. Para que, mesmo nos dias sem história ou nas horas de perda, o espanto de existir volte a lembrar-nos quem somos. E o muito que vivemos.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin