26 fevereiro 2008

Doze palavras


A Sophiamar, do blogue A Ver o Mar, desafia-me novamente.
Desta vez, a ideia é escrever um post mencionando doze palavras que tenham para nós um significado especial.
Primeiro, não posso deixar de referir que sou avessa a limitar seja o que for em x palavras ou em y opções. Considero a vida e o mundo demasiado ricos para serem "condensados" em uma ou outra escolha. No entanto, darei seguimento ao desafio, para não quebrar a corrente.
Assim, passo a enumerar as doze palavras, por ordem alfabética pois algum critério teria de seguir:
AMOR- amor no sentido mais lato: o amor filial, o amor materno e parental, o amor entre mulher e homem, o amor pelos amigos e pela humanidade. É a razão de existirmos.
ENTUSIASMO- chamem-me ansiosa ou apaixonada; chamem-me redutora ou utópica. Continuo a considerar que nada é melhor que o entusiasmo, seja no trabalho, no amor, nos mais diversos objectivos. Nada se compara ao entusiasmo. Com ele, sou capaz de tudo. Por isso, quando me entusiasmo, posso parecer exagerada, mas dedico-me de corpo e alma.
FILHOS- tenho dois. Amores a toda a prova. Maiores desafaios da vida. Professores mais qualificados, filtro mais rigorosos dos nossos comportamentos. São os filhos. Os meus são lindos. E apaixonantes.
FOTOGRAFIA- é um vício, alimentado quase todos os dias. Tiro muitas, coloco em molduras, mostro aos amigos. E adoro saborear boas imagens proporcionadas por outras visões.
LIBERDADE- tudo o que é escasso é precioso. E a liberdade é um bem que escasseia cada vez mais. Essencial, merece todos os nossos esforços de preservação, tanto no aspecto singular como no colectivo.
LIVROS- Paixão. Literatura, leitura, banda desenhada, fotografia, viagens... Nunca são demais. Saboreio-os com os olhos e com o tacto. Cheiro-os enquanto os toco, num deslumbre sensorial tão arrebatador quanto as lições e as vigens mentais que me proporcionam.
MAR- azul. Imensidão. Liberdade. Rebeldia. Força. Sempre vivi junto a ele e não me imagino a distanciar-me desta maravilha. É onde o meu pai agora se encontra, em viagens infinitas, tão apreciadas pela sua mentalidade aberta.
MÚSICA- alegra o mais cinzento dos dias. Faz-me conduzir com uma alegria que levará, certamente, os outros condutores a julgar que acabei de conseguir o melhor dos empregos ou receber o primeiro beijo da pessoa amada. Pode também trazer consigo a nostalgia. Tem tanta autoridade para nos alegrar como para nos amargurar.
NATUREZA- A maior beleza do Mundo. A força mais poderosa. Nada somos à beira dela e pagaremos bem caros os atentados contra ela.
PAZ- O meu objectivo de vida principal. Para mim e para o Mundo.
SENTIDOS- que seria de nós sem cores nem paisagens, sem os cheiros da nossa infância ou dos nossos amores, sem o som da música e os que nos parecem música, sem o tacto com que abraçamos os que nos são queridos, sem podermos saborear este chocolate, aquela comidinha, a bebida quente ao serão?
SOL- quando me acompanha, sinto-me enérgica e bem humorada; quando se esconde, alonga-me os dias, conseguindo, às vezes, roubar-me o brilho do olhar.

A ideia é lançar este desafio a outros doze blogues.
No entanto, como muitos blogues terão já respondido ou sido desafiados por outros bloguistas, limito-me a passar a ideia a quem quiser agarrá-la e dar-lhe continuidade, até porque nem sempre as vidas acompanham o ritmo das solicitações blogueiras.

8 comentários:

Pena disse...

Linda Amiga:
Um apaixonate conjunto de palavras que caracterizam um gigantesco pensamento, sentimento e carácter.
Deslumbrante, terno e belo.
Olhe, beijinhos amigos de encanto pelo seu admirável Ser.
Parabéns por ser como é.
Sem palavras susceptíveis de comentário.

pena

Kalinka disse...

Este desafio é muito interessante, eu gosto dele!!!
Talvez aceite o teu desafio...

Mudar é a minha palavra de ordem neste momento, estou a passar muito mal no meu local de trabalho, sinto-me presa de movimentos e olhares, completamente reprimida, e pergunto-me:Vou para onde?

Por vezes medito num lugar ou noutro, e registo o que medito na máquina fotográfica, queres vir espreitar?

Beijinho.

bettips disse...

Grata pela visita: a Arte também é Natureza!
Abç

Carminda Pinho disse...

Estes desafios são engraçados, porque chegamos à conclusão que temos tantas coisas em comum com algumas pessoas.:)

Beijos

Carminda Pinho disse...

Estes desafios são engraçados, porque chegamos à conclusão que temos tantas coisas em comum com algumas pessoas.:)

Beijos

Oliver Pickwick disse...

Ah, isto significa que as fotos do primeiro post são de sua autoria. Deveria assiná-las.
Beijos!

BlueVelvet disse...

Querida amiga,
temos tanto em comum!
Mas isso já sabíamos,:))))))))
Bjinhos e veludinhos

Elvira Carvalho disse...

Gostei das palavras escolhidas e do porquê.
Um abraço

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin